segunda-feira, 31 de agosto de 2009

BÊNÇÃO NA AFLIÇÃO

“Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos” (Sl 119: 71).

Quando somos afligidos nos contorcemos e choramos ante a dificuldade que se apresenta a nós, mas quando a adversidade passa então temos uma melhor visão do que aconteceu e em que a aflição nos proporcionou crescimento.
Segundo o Pastor Julio Oliveira Sanches: nem todo sofrimento é fruto do pecado. Nem toda aflição confirma a existência do pecado em termos pessoais. Sofremos por muitas razões. Algumas inexplicáveis. Outras como resultado de ações de terceiro. Debitar todo sofrimento à vontade Divina se constitui em pecado. A maior parte dos nossos sofrimentos é produto das nossas escolhas diárias. Decisões pessoais que geram conseqüências, algumas irreversíveis. Falta-nos sabedoria para decidir de modo coerente. Embora a Bíblia revele a fonte a ser buscada para aquisição da sabedoria (Tg 1:5-6), temos preguiça e impaciência em fazê-lo. A aquisição da sabedoria proposta leva tempo. Muito tempo.
O foco de minhas atenções hoje não é o porquê sofremos, muito menos a busca por culpados, mas a forma com atravessamos nossos dilemas já que todos têm quê passar pelas lutas. Amados irmãos, tende motivo de grande gozo o passardes por várias tribulações. (Tiago 1.1-3)
As tribulações nos levam para os braços de Deus, se nos deixarmos levar por esse lado, se nos voltarmos para o Senhor ele sempre está de braços abertos pra nos acalentar assim como um pai toma nos braços o filho que acabou de levar um tombo de sua bicicleta.
Sou uma pessoa muito emocional, poderia mesmo dizer que sou toda emoção, escrever um texto acerca de algo tão delicado como a aflição me faz lembrar os fatos que aconteceram recentemente em minha vida e revivê-los. Passei neste mês de agosto por diversas situações de angustia por causa de doenças na família e problemas financeiros.
Já li muitas vezes as palavras de Jesus: “não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes.” Lc 12.22,23.
Nossa vida é cheia de ansiedades e isso nos proporciona um sofrer antecipado por coisas que podem até mesmo não acontecerem, quando estou abatida todas as minhas forças se concentram no que de mim necessita naquele momento , nada é mais importante que parar com aquela dor; e então nos deparamos com o maior problema, o ficarmos introspectivos e ensimesmados. E o reino de Deus? Aquele que deveria estar em primeiro lugar; na realidade quando nos envolvemos em demasiado com os nossos problemas nos esquecemos ou colocamos nossos assuntos pertinentes ao Senhor em segundo lugar ou nem isso, tiramos o Senhor da nossa agenda para depois quando resolvermos tudo voltarmos para Deus.
Entrega teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. E Ele fará sobressair a tua justiça como o sol e o teu direito como o meio dia.” (salmo 37:5,6)
Quando nos concentramos muito em nossos problemas deixamos de lado o que é realmente relevante: buscar primeiro o reino de Deus. Ele prometeu fazer com que a nossa justiça sobressaia como sol, mas a condição fundamental para que isso aconteça é a entrega total ao Senhor, a entrega dos sentimentos, entrega das ansiedades, entrega das dores e dos ais nas mãos do Senhor.
Jesus falou que no mundo teríamos aflições, todos passam por aflições a diferença entre o que crê e o que não crê é justamente qual será sua companhia nos momentos de aflição, como você vai encarar a luta, qual será a sua atitude quando o barco aparentemente estiver afundando.
A luta passa, com certeza ela vai passar e você poderá cantar do outro lado: Com Cristo no barco tudo vai muito bem e passa o temporal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário